Código de falha P087B P087A – Sensor de posição da embreagem “B”

Descrição técnica e descodificação do erro P087B Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P087B. Isto indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um desajuste do alcance de funcionamento no circuito do sensor de posição da embreagem ‘B’. Este código aplica-se apenas a veículos equipados com uma transmissão manual (automatizada)

Liked this post? Share with others!

Código de falha P087B – sensor de posição da embreagem “B” – gama de circuitos/desempenho

  • Descrição técnica e descodificação do erro P087B
  • Sintomas de mau funcionamento
  • Causas do erro
  • Como eliminar ou limpar o código de falha P087B
  • Diagnosticar e resolver problemas
  • Verificação de voltagem
  • Em que veículos este problema é mais comum

O código de falha P087B soa como “sensor de posição da embreagem “B” – gama de circuitos/desempenho”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch Position Sensor “B” – Circuit Range/Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P087B
Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P087B. Isto indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um desajuste do alcance de funcionamento no circuito do sensor de posição da embreagem ‘B’. Este código aplica-se apenas a veículos equipados com uma transmissão manual (automatizada)

Código de falha P087B – sensor de posição da embreagem 

O PCM controla certas funções de transmissão manual. A posição da alavanca de mudanças e a posição do pedal de embreagem estão entre estas funções. Em alguns modelos, as velocidades de entrada e saída do turbo também são monitorizadas para determinar a extensão do deslizamento da embreagem.

A embreagem é uma embreagem mecânica que liga o motor à transmissão. Quando o cilindro principal da embreagem é deprimido, o fluido hidráulico é empurrado para dentro do cilindro escravo. O cilindro escravo acciona a placa de pressão da embreagem. Permitir que o motor seja engatado e desengatado da transmissão, conforme necessário.

A função principal do interruptor da embreagem é atuar como um dispositivo de segurança para evitar que o motor arranque quando a transmissão é accionada inadvertidamente. O PCM e outros controladores também utilizam a entrada do interruptor da embreagem para vários cálculos de controlo do motor. Estas incluem funções de travagem automática, bem como para a implementação de hill-hold.

O DTC P087B é definido quando o PCM ou TCM detecta um desajuste do intervalo de funcionamento da tensão ou da resistência no circuito do sensor da posição ‘B’ da embreagem. A luz de aviso do motor ou luz de aviso da transmissão também se acenderá.

Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P087B para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
Mau arranque do motor. (não liga)
Em alguns casos, o motor pode não arrancar mesmo quando o pedal da embreagem estiver completamente compremido.
Em casos raros pode não haver quaisquer sintomas.
Um código de falha armazenado P087B pode causar várias funções de direção, segurança e tração a falhar. Por esta razão, esta falha deve ser considerada grave.

Causas do erro
O código P087B pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de posição da embreagem avariado.
  • Interruptor de embreagem ajustado impropriamente.
  • Curto-circuito, cabos partidos ou conectores desconectados no circuito do sensor de posição da embreagem.
  • Má ligação eléctrica no circuito.
  • Fusível ou elo fusível queimado.
  • PCM defeituoso ou outro módulo de controlo, também possível erro de programação.
  • Como eliminar ou limpar o código de falha P087B

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P087B:

Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
Limpar quaisquer códigos de falha de diagnóstico do PCM e executar um test drive para ver se o código de falha de diagnóstico P087B é devolvido.

  • Verificar o sensor de posição da embreagem, substituir se necessário.
  • Verificar o fusível ou a ligação fusível.
  • Se tudo estiver OK, o PCM pode precisar de ser substituído e reprogramado.
  • Diagnosticar e resolver problemas
  • Para descartar todas as variações de erro P087B, inspeccionar visualmente a cablagem até ao sensor de posição da embreagem. Verificar todos os fusíveis do sistema e substituir os queimados, se necessário. Verificar também a bateria sob carga, as ligações dos cabos e a alimentação do alternador.

Localize a tomada de diagnóstico, ligue um scanner e recupere todos os códigos e dados armazenados. Tome nota desta informação, pois pode ajudá-lo no diagnóstico posterior. Eliminar os códigos e testar o veículo para ver se o código P087B reaparece depois de reiniciar.

Verificação de voltagem
Verificar a tensão no circuito de entrada do sensor de posição da embreagem. Se houver tensão no circuito de entrada, carregar no pedal da embreagem e verificar a tensão no circuito de saída. Se não houver tensão no circuito de saída, o sensor pode estar defeituoso.

Quando a tensão está presente em ambos os lados do sensor e o pedal está pressionado, verificar o circuito de entrada no PCM. Se o sinal de entrada para o PCM estiver presente, pode haver um PCM defeituoso ou erro de programação.

Se não houver sinal de entrada do sensor de posição da embreagem no conector PCM, desligar todos os controladores associados. Utilizar um multímetro para verificar a resistência de todos os circuitos do sistema. Se necessário, reparar ou substituir circuitos fechados ou abertos.

É uma boa ideia verificar os fusíveis do sistema quando o pedal da embreagem é premido se ocorrer o erro P087B. Os fusíveis que podem parecer normais quando testados pela primeira vez podem falhar quando o circuito está sob carga.

Muitas vezes, um braço de embreagem gasto ou um casquilho de pedal de embreagem pode ser mal diagnosticado como um sensor de posição da embreagem defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P087B pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência.

Aqui está uma lista de alguns deles:

Ford (EcoSport, Fiesta, Focus)


Com o código de falha P087B é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P087A, P087C, P087D, P087E.

Subscribe to our newsletter

Collect visitor’s submissions and store it directly in your Elementor account, or integrate your favorite marketing & CRM tools.

Do you want to boost your business today?

This is your chance to invite visitors to contact you. Tell them you’ll be happy to answer all their questions as soon as possible.