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Se procura um Kia Sorento, Carnival ou Cadenza, ou ainda um Hyundai Santa Fe, Azera ou um Palisade com motor 3.5L V6, este artigo é para si.

Neste artigo, descobriremos as maiores preocupações do motor Hyundai G6DC, que foi instalado em vários modelos Kia e Hyundai (lista completa de modelos exatos e anos de modelo abaixo) de 2010 em diante.

Fazer sua própria pesquisa sobre um determinado motor, neste caso o Hyundai 3.5L V6, é sempre uma boa ideia. A maioria das pessoas procura os modelos, mas cada modelo pode carregar alguns motores diferentes e cada um desses motores funciona de maneira diferente. É por isso que você precisa estar ciente dos problemas com o motor específico que pretende adquirir. E é por isso que estamos aqui para te ajudar.

Primeiro, vamos cobrir as especificações básicas deste motor e, em seguida, vamos cobrir todos os problemas do motor Hyundai & Kia 3.5l v6 (motor G6DC) e ver o que mais incomoda esse motor. Depois de esclarecermos isso, aprenderemos quais modelos têm esse motor V6 de 3,5 litros. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar no artigo.

Especificações básicas do motor Hyundai e Kia 3.5L V6
Problemas comuns no motor Hyundai e Kia 3.5l v6 (motor G6DC)
Falha na vela e bobina
Falha na junta do cabeçote
Alto Consumo de Óleo
batida do pistão
As válvulas requerem reajuste
Falha do tensor da corrente de distribuição
Vazamentos de óleo
Quais modelos têm o motor Hyundai e Kia 3.5l V6?
Perguntas frequentes 
Quais são os problemas comuns do motor V6 Hyundai e Kia 3.5l?
Hyundai 3.5L V6 é confiável?
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Especificações básicas do motor Hyundai e Kia 3.5L V6
O 3.5L é um motor V6 que foi introduzido pela Hyundai em 2011 com o Kia Sorento. Este motor pertence à família de motores Lambda II.

Este motor é colocado entre o menor motor 3.3L V6 e o ​​maior motor 3.8L Lambda II. No geral, o G6DC é muito inspirado por esses dois motores.

Tudo é praticamente o mesmo, exceto o deslocamento. O motor 3.5L implementa um bloco e cabeçotes totalmente em alumínio.

As cabeças dos cilindros estão executando um layout DOHC. Isso significa que há uma árvore de cames para a admissão e outra para o escape.

O motor é naturalmente aspirado e também usa MPi. Também conhecida como injeção multiponto. Isso significa que este motor não apresenta muitos dos problemas que outros motores Lambda apresentam com o sistema de injeção direta. Portanto, os depósitos de carbono neste motor não são reais.

No entanto, aqui estão as especificações completas deste motor 3.5L V6.

Configuração: V6
Deslocamento: 3,5L
Diâmetro do cilindro: 92 mm
Curso do pistão: 87 mm
Material do Bloco e da Cabeça: Alumínio
Design da cabeça: DOHC, 4 válvulas por cilindro
Aspiração: Naturalmente Aspirado
Injeção de combustível: MPi
Potência: 276 – 286 cv
Saída de torque: 248 lb-ft (336 Nm)
Problemas comuns no motor Hyundai e Kia 3.5l v6 (motor G6DC)
Problemas comuns do motor Hyundai 3.5L V6 incluem:

  1. Falha na vela e bobina
  2. Falha na junta do cabeçote
  3. Alto Consumo de Óleo
  4. batida do pistão
  5. As válvulas requerem reajuste
  6. Falha do tensor da corrente de distribuição
  7. Vazamentos de óleo

Listamos brevemente os problemas comuns do motor Hyundai e Kia 3.5l v6 (motor G6DC), agora vamos seguir em frente e elaborar mais sobre essas questões.

Saber quando e como esses problemas ocorrem é muito importante para você. Cada um desses problemas produz sintomas diferentes e tem um nível diferente de preocupação. Então, vamos abordar esses problemas e aprender mais sobre as circunstâncias em que eles se desenvolvem.

Falha na vela e bobina
O primeiro problema da nossa lista é a falha da vela e da bobina e não é tão grave. Então, o que são velas de ignição e bobinas de ignição?

Bem, como você provavelmente supõe, as velas de ignição são os componentes que criam uma faísca e inflamam o combustível. Enquanto as bobinas de ignição são os componentes que ficam no topo das velas de ignição.

A bobina de ignição tem a finalidade de transformar a baixa potência de 12v em alta corrente e então a bobina envia esta potência para a vela de ignição.

Ambos são componentes descartáveis. Eles duram de 60.000 a 70.000 milhas e você deve substituí-los.

E esse motor também tem outra condição que acelera a falha desses componentes. Que é o consumo de óleo.

Esses motores tendem a beber muito óleo e a cobrir os eletrodos com depósitos. Sempre que o eletrodo da vela de ignição estiver coberto por depósitos, isso danificará a vela de ignição e também danificará a bobina.

Então, você precisa ter cuidado com esse problema. Sempre que você tiver velas e bobinas de ignição ruins, haverá falhas de ignição do motor, verifique a luz do motor e um mau funcionamento geral do motor.

Falha na junta do cabeçote
Falhas na junta do cabeçote são outro problema comum com o motor 3.5L V6. Então, o que é uma junta do cabeçote e por que ela falha?

A junta do cabeçote é uma chapa de aço localizada entre o cabeçote e a plataforma do bloco. Este motor especificamente tem dois bancos, isso significa que existem duas dessas juntas. Um para o banco 1 e outro para o banco 2.

Sempre que o motor superaquece, a junta do cabeçote é o componente mais fraco que falhará. O motor superaquecerá e a junta falhará.

Isso pode permitir que o sistema de arrefecimento perca líquido refrigerante e também entorte o cabeçote do cilindro. A cabeça do cilindro precisa ser reparada e uma nova junta deve ser instalada.

Isso pode resultar em um reparo muito caro. É por isso que, se você notar um ruído estranho na bomba d’água e vazamentos de líquido de refrigeração, é importante reagir rapidamente, pois esse componente costuma causar superaquecimento.

Também pode haver outras causas para esse problema, considerando o fato de que esses motores funcionam muito quentes nos cilindros. É por isso que você não quer que eles superaqueçam, é muito caro consertar o problema.

Alto Consumo de Óleo
Outro grande problema que este motor tem é o alto consumo de óleo. Esses motores Hyundai bebem muito óleo e levam os proprietários a entrar com ações judiciais coletivas.

Normalmente, quando as pessoas não os mantêm adequadamente, o lodo começará a se desenvolver em torno dos anéis do pistão e isso irá prender os anéis do pistão, que incluem o anel de controle de óleo e os dois anéis de compressão.

Esse problema levará a outros problemas importantes em seu mecanismo. Por isso é importante que você faça a manutenção preventiva desse motor.

E com isso queremos dizer a substituição do óleo, às vezes até prematuramente, para manter o motor em bom estado.

Uma vez que começa a acumular lodo, o óleo do motor pode facilmente bloquear os anéis dos pistões e permitir o consumo de óleo.

E outra coisa que a maioria das pessoas faz é nunca verificar o óleo do motor. Eles simplesmente permitem que o motor passe fome de óleo e o motor falhará prematuramente.

Batida do pistão
O estalo do pistão é outro problema que acontece com alguns desses motores que consomem muito óleo do motor.

O tamanho dos anéis do pistão permite que a folga entre a cabeça do pistão e a camisa do cilindro seja grande.

Sempre que você tiver essa situação, o pistão começará a bater contra as paredes do cilindro. Essa situação é conhecida como batida do pistão.

Este é realmente um sinal de um motor em decomposição que não foi reparado adequadamente ou de um motor com muitos quilômetros. É por isso que se você notar algo estalando e fazendo barulho, fuja o mais rápido que puder, porque provavelmente esse motor não é bom.

As válvulas requerem reajuste
O que vale a pena notar sobre este motor é que este projeto não inclui elevadores hidráulicos. Em outras palavras, isso significa que você precisa fazer um ajuste de válvula.

Sempre que você precisar deste serviço, haverá ruídos de tique-taque vindos do trem de válvulas. Isso significa que as válvulas estão desalinhadas e precisam ser reajustadas.

Um técnico experiente pode fazer este trabalho. Recomenda-se fazer o reajuste a cada 100.000 milhas (ca. 160.934 km) para evitar o desgaste das árvores de cames.

Falha do tensor da corrente de distribuição
Este mecanismo implementa uma cadeia de distribuição. Em outras palavras, o Hyundai 3.5L V6 é um motor acionado por corrente.

Este projeto é mais caro de manter em comparação com sua correia dentada regular. E muitas pessoas pensam que esta é uma parte da vida. O que não é.

Normalmente, os tensores da corrente de distribuição falham ou as guias da corrente de distribuição se desgastam. Em alguns casos em que a corrente de distribuição é muito fina, ela pode até esticar.

Portanto, sempre que você notar algum ruído vindo de trás da tampa de distribuição, saiba que precisa substituir sua corrente de distribuição. Caso contrário, a corrente pode pular e destruir o motor.

Vazamentos de óleo
Vazamentos de óleo também são muito comuns nesses motores. E o local mais comum onde você pode encontrar vazamentos de óleo é definitivamente as tampas das válvulas.

Outros locais que também podem causar vazamento de óleo são a junta do cárter, bem como as tampas de distribuição. Verifique se há vazamentos de óleo com muito cuidado ao comprar um desses motores.

Quais modelos têm o motor Hyundai e Kia 3.5l V6?
2011 – 2020 Kia Sorento
Carnaval Kia 2011 – 2014
2011 – 2021 Kia Cadenza
2010 – 2020 Hyundai Santa Fé
2017 – 2022 Hyundai Azera
2018 – Presente Hyundai Palisade

Perguntas frequentes 
Quais são os problemas comuns do motor V6 Hyundai e Kia 3.5l?
Problemas comuns com este motor incluem alto consumo de óleo, superaquecimento, vazamentos de óleo, sincronismo e falhas no tensor da corrente. O pior problema é definitivamente o consumo de óleo. Este motor tende a beber muito óleo, especialmente se não for mantido adequadamente. Portanto, certifique-se de fazer a manutenção para evitar esses problemas.

Hyundai 3.5L V6 é confiável?
A confiabilidade deste motor é boa. Mas tem alguns problemas. Ou seja, o consumo de óleo. Isso pode ser um problema muito sério que pode destruir o motor se você não souber que está perdendo óleo do motor. Além disso, a corrente de distribuição exigirá substituição em um ponto. Esses são os problemas mais sérios. Este motor deve durar pelo menos 150.000 milhas (cerca de 241.402 km).